Parceiros

Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA)

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) é uma instituição internacional (um programa das ONU) que coordena as atividades ambientais da organização, fornecendo assistência para países em desenvolvimento na implementação de políticas e práticas ambientalmente saudáveis. Sua criação resultou da Conferência da ONU para o Ambiente Humano realizada em junho de 1972 e sua sede está localizada em Nairóbi, no Quênia. Suas atividades cobrem uma ampla gama de questões relacionadas à atmosfera, aos ecossistemas marinhos e terrestres, à governança ambiental e à economia verde.

 

Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO)
Alcançar a segurança alimentar para todos está no centro dos esforços da FAO, que objetiva garantir que as pessoas tenham acesso regular a alimentos de alta qualidade para levar uma vida ativa e saudável. O objetivo da FAO é elevar os níveis de nutrição, melhorar a produtividade agrícola, melhorar a vida de populações rurais e contribuir para o crescimento da economia mundial.

 

 

Grupo Messe DüsseldorfCom um valor médio anual de negócios equivalente a cerca de 350 milhões de euros, a Messe Düsseldorf é uma das empresas internacionais de maior sucesso de mercado. Em seus 263.000 metros quadrados de espaço de exposição em 19 salas, anualmente 27.000 expositores apresentam seus produtos a 1,5 milhões de visitantes em sua sede em Düsseldorf a cada ano.

Com mais de 40 feiras instaladas em Düsseldorf em suas cinco áreas de especialidade (máquinaria, equipamentos, varejo, comércio e serviços, sistemas médicos e de saúde, moda e estilo de vida, lazer), incluindo 23 eventos globais de destaque; e cerca de 120 eventos da empresa e de parceiros no exterior, a Messe Düsseldorf é uma das principais plataformas de exportação em todo o mundo. Ao mesmo tempo, a Messe Düsseldorf GmbH é número um em termos de feiras de capital de bens internacionais: mais de 60 por cento dos expositores e mais de 40 por cento dos visitantes viajam para Düsseldorf de países estrangeiros, e clientes de cerca de 151 países participam de feiras em Düsseldorf.

Vendas em 127 países (68 escritórios de representação estrangeira) e centros de competência em 9 países formam a rede global do Grupo. Na média anual, a empresa emprega uma força de trabalho de 1.400 pessoas em operação ao redor do mundo para atender seus clientes.

 

 Iniciativa SAVE FOOD

A iniciativa SAVE FOOD (Economize Comida, em tradução livre) é uma campanha conjunta instituída pela FAO e pela Messe Düsseldorf para combater a perda global de alimentos. A iniciativa SAVE FOOD tem como objetivo fazer uma coordenação entre as partes interessadas do setor de indústria, políticas e pesquisa, incentivando o diálogo, e ajudar a desenvolver soluções ao longo da cadeia de alimentar. Um de seus objetivos é conseguir o apoio da indústria na iniciação e patrocínio de projetos próprios contra o desperdício de alimentos. A segunda edição da exposição e da conferência internacional SAVE FOOD acontecerá em maio de 2014 durante a Interpack em Düsseldorf. Mais detalhes podem ser encontrados em www.save-food.org

 

Feeding the 5000:
O Feeding the 5000 (ou “Alimentando os 5000”) é o evento promovido pela campanha global contra a perda e o desperdício de comida fundada por Tristram Stuart, o premiado autor do livro Waste: Uncovering the Global Food Scandal (Penguin/Norton, 2009). A primeira edição do evento Feeding the 5000 foi organizado em Trafalgar Square, em dezembro de 2009, onde 5.000 pessoas receberam marmitas quentes, toneladas de mantimentos frescos e milhares de smoothies — todos feitos a partir de alimentos que seriam perdidos, como frutas cosmeticamente imperfeitas e vegetais que não cumprem as normas rígidas de supermercados.

 

WRAP UK
Fundada como uma empresa sem fins lucrativos em 2000, a WRAP recebe apoio financeiro do Departamento para o Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais do UK, do Governo escocês, do Governo galês, do poder executivo do norte da Irlanda, e da União Europeia. WRAP UK ajuda as pessoas a reciclarem mais e gastarem menos, tanto em casa como no trabalho, e oferece benefícios econômicos e ambientais.

 

 The Zero Hunger Challenge

O “Desafio para Zerar a Fome”, do Secretário-Geral da ONU, tem como objetivo eliminar a fome ao redor do mundo. A iniciativa incentiva a participação de uma série de organizações, movimentos sociais e pessoas em torno de uma visão comum. Promove, ainda, estratégias eficazes, maiores investimentos e maior cooperação para o desenvolvimento, em linha com acordos nacionais e internacionais.

 

 Stop Wasting Food

O “Stop Wasting Food”, ou “Pare de desperdiçar alimentos”, é o maior movimento de consumidores da Dinamarca contra o desperdício de alimentos. Trata-se de uma ONG sem fins lucrativos, criada por consumidores para consumidores. O movimento é fundado para aumentar a consciência pública sobre o desperdício de alimentos por meio de campanhas, publicidade, imprensa, discussões, debates, eventos e outros canais de informação, e para equipar os consumidores para minimizar o desperdício de alimentos. O movimento também inspira os consumidores a agirem localmente, por exemplo, por meio da doação de alimentos excedentes e de qualidade para abrigos.

 

 OzHarvest 
Fundada em Sidney em novembro de 2004, a OzHarvest é uma organização de caridade que resgata o excesso de comida que seria descartado. Esse excesso de comida é redistribuído para caridade em Sidney, Necastle, Adelaide e Brisbane. 

 

Parceiros