Satisfeito adere à campanha Pensar.Comer.Conservar, do PNUMA e FAO

inewpartners

 

Por PNUMA

A parceria tem como objetivo combater a fome, a má-nutrição infantil e o desperdício de alimentos

O projeto Satisfeito, do Instituto Alana, aderiu à campanha global Pensar.Comer.Conservar, que busca reduzir o desperdício de alimentos, liderada pelo Programa da ONU para o Meio Ambiente (PNUMA) e a Organização da ONU para a Alimentação e a Agricultura (FAO), juntamente com vários parceiros do mundo todo. O público-alvo da campanha é composto de consumidores, varejistas e a indústria da hospitalidade, com o objetivo de promover a conscientização e ação para redução dos impactos ambientais, econômicos e sociais do desperdício de alimentos.

O Satisfeito é um movimento que busca combater a desnutrição infantil e o desperdício de alimentos por meio de uma ação conjunta entre os restaurantes, os clientes e as organizações que trabalham pela segurança alimentar de crianças em todo o mundo. Baseando-se no fato de que um terço de todo o alimento produzido no mundo é desperdiçado, o Satisfeito convida restaurantes a oferecerem aos seus clientes a opção de pedir uma porção 30% menor que a porção normal, porém pelo mesmo preço. O que o restaurante economiza é convertido em doação para organizações que trabalham para combater a fome.

“Trata-se do primeiro projeto no Brasil a se tornar parceiro da campanha. Essa ação reforça a importância do Satisfeito no combate ao desperdício de alimentos”, afirma Luiza Esteves, coordenadora do projeto.

Além do Satisfeito, a campanha Pensar.Comer.Conservar conta com parcerias de projetos da África do Sul, Quênia, Reino Unido, Estados Unidos, França, Canadá e Dinamarca, onde o desperdício também é um grande problema.

“As organizações parceiras trazem sua experiência e potencializam o alcance das ações da campanha, especialmente nos níveis local e regional. Este trabalho conjunto é de grande importância para a conscientização pública sobre o desperdício de alimentos”, diz Denise Hamú, Representante do PNUMA no Brasil.

A campanha Pensar.Comer.Conservar contribui para o “Desafio Fome Zero” do Secretário Geral da ONU, para o Programa Sistema Alimentar Sustentável da FAO e para o Plano de 10 Anos do Programa de Produção e Consumo Sustentável.

Esta semana, a campanha lançou o Desafio Pensar.Comer.Conservar para Estudantes, no qual estudantes de todo o mundo são convidados a criar projetos com o objetivo de reduzir o desperdício de alimentos em suas escolas ou universidades. Informações sobre a campanha podem ser encontradas no site www.thinkeatsave.org/po

Satisfeito

No Brasil, os resultados surpreendem. O Kaá Restaurante, de gastronomia franco-italiana combinada a ingredientes brasileiros, faz parte do projeto Satisfeito e doou, em apenas um mês, o valor equivalente a mais de 6 mil refeições para crianças. E, a partir de agora, restaurantes que fizerem parte do Satisfeito passam a contribuir para a campanha Pensar. Comer. Conservar.

Instituto Alana

O Instituto Alana é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que reúne projetos na busca pela garantia de condições para a vivência plena da infância. Criado em 2002, o Instituto conta hoje com sete projetos próprios e quatro com parceiros e é mantido pelos rendimentos de um fundo patrimonial desde 2013. Tem como missão “honrar a criança”.

 

Poster Satisfeito

Informações para a imprensa

2PRÓ Comunicação
This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Myrian Vallone
Anne Dias
Paula Teles
Tels. (11) 3030.9461 / 9460 / 9464 / 9435
Setembro/2014

 Créditos das Imagens: Think.Eat.Save e Satisfeito

Parceiros